blog-banner

Publicado em:

31/01/2024

Akamai | A importância da conscientização sobre cibersegurança

Cibersegurança não é mais um assunto exclusivo das áreas de tecnologia. Esta exclusividade deixou de existir, pois as consequências de problemas deste tipo são percebidos em diferentes áreas da organização e causam perdas a todos. Organizações que não estejam atentas a importância deste tema sofrem impactos que podem ser catastróficos para seu negócio. 

Por esta razão é de extrema importância que as organizações busquem criar consciência de seus colaboradores sobre este assunto e viabilizar o entendimento de todos é o melhor caminho.


Educar os colaboradores sobre cibersegurança é uma necessidade constante devido aos avanços tecnológicos e à crescente sofisticação dos ataques cibernéticos. É importante que as empresas estejam preparadas para lidar com essas ameaças, pois elas podem causar prejuízos financeiros e danos à reputação da organização. As empresas devem investir em treinamentos e capacitação para que seus colaboradores estejam preparados para lidar com as ameaças cibernéticas. Além disso, é importante que as empresas tenham um plano de contingência em caso de ataque, para que possam reagir rapidamente e minimizar os danos causados. É importante educar continuamente.


Investir em concientização ajuda a criar uma cultura sobre cibersegurança na organização. O desenvolvimento desta cultura é um dos principais fatores que contribuem para a proteção da organização contra ataques cibernéticos. Ela envolve a conscientização dos colaboradores sobre a importância de proteger os dados da empresa e também a adoção de boas práticas de segurança. A cultura sobre cibersegurança é a forma como a organização declara sua preocupação com a segurança da informação e como isso é refletido em suas políticas, processos e procedimentos.

Dar informações claras sobre os riscos existentes e os eventuais impactos sobre o negócio possibilita criar a visão da importância do tema para os colaboradores e consequências para todos os envolvidos se o mesmo for negligenciado. Protejer acessos, comunicar incidentes ou tentativas de invasão e atualizar periódicamente os softwares utilizados, aliados a um política clara de segurança de dados fortalece a percepção de que a organização dedica esforços para manutenção de um ambiente seguro para clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.

A conscientização sobre a cibersegurança nas organizações é fundamental para proteger os sistemas e dados corporativos contra ameaças cibernéticas. Algumas medidas que podem ajudar a aumentar a conscientização sobre cibersegurança:

  1. Programas de treinamento: realize treinamentos regulares para os funcionários sobre práticas adequadas de cibersegurança, como senhas fortes, phishing, uso seguro de dispositivos pessoais, entre outros.
  2. Políticas claras: desenvolva políticas de segurança da informação e comunique-as de maneira clara para todos os colaboradores. Isso pode incluir diretrizes de uso de dispositivos, acesso a informações sigilosas, entre outros.
  3. Campanhas de conscientização: crie campanhas de conscientização por meio de e-mails, cartazes, pôsteres, vídeos e outras formas de comunicação interna para destacar a importância da cibersegurança.
  4. Simulações de phishing: conduza simulações de phishing para testar a prontidão dos funcionários e identificar áreas de melhoria.
  5. Atualizações regulares: assegure-se de que todos os dispositivos e softwares utilizados pela empresa estejam atualizados com os patches de segurança mais recentes.
  6. Restrições de acesso: implemente restrições de acesso para os funcionários, concedendo permissões apenas aos recursos necessários para o desempenho de suas funções.
  7. Sensibilização para dispositivos móveis: eduque os funcionários sobre os riscos associados ao uso de dispositivos móveis (celulares, tablets) para acessar informações corporativas e promova boas práticas de segurança.
  8. Monitoramento contínuo: estabeleça um programa de monitoramento contínuo dos sistemas e dados da empresa para identificar possíveis ameaças e responder prontamente a elas.


Obviamente o que foi apresentado até aqui não esgota o assunto, mas podem ajudar a orientar algumas atividades para que a organiação iniciei ou evolua em seu processo de concientização sobre segurança cibernética. Avaliar e personalizar as ações para a necessidade de cada orgsanização é importante e pode ajudar para que os funcionários estejam cientes dos riscos de segurança e saibam como se proteger. Concientização é o caminho para que o ambiente fique cada vez mais seguro.