blog-banner

Publicado em:

06/06/2022

ArcelorMittal fecha Parceria Comercial com a Startup Isobloco

Frutos da interação do Programa já se traduzem em parcerias comerciais


Em 2018, quando o HousingPact foi idealizado, o pilar de gestão e articulação de Redes era uma das apostas para maximizar o efeito e benefícios do Programa. Neste artigo, é contado mais sobre a parceria da ArcelorMittal com a startup Isobloco com produtos complementares que nasce da interação dos atores no grupo.


Falamos com Henrique Ramos, fundador da Isobloco e Emanuelle, Engenheira de desenvolvimento e aplicação, da ArcelorMittal para saber mais como começou a parceria e quais são as perspectivas para o futuro.


O início do contato para esta conexão se deu quando Rodrigo Montezuma, representante do HousingPact da Realizadora ArcelorMittal, apresentou Henrique para Emanuelle e eles viram sinergia de alguns materiais e a possibilidade de parceria na região onde fica a fábrica da Isobloco e a Arcelor tem ampla atuação. A combinação que chamou atenção rapidamente foi o produto da siderúrgica Trelifácil® com a Isolaje da startup alagoana. Os blocos feitos para cobertura de casas e/ou teto de separação de andares em prédios se encaixava perfeitamente nas treliças de aço e juntos formam um sistema resistente, durável e que diminui diversos gastos excedentes que o sistema convencional de concreto requer.


Na conversa também falamos bastante sobre a resistência das empreiteiras e mão de obra em adotar sistemas inovadores, muitas vezes por contar com o preço individual do produto somente sem analisar a composição de custo total.


Dentro os benefícios do Sistema Trelifácil®+Isolaje:


- Redução de mão de obra para aplicação de 4 ou 5 pessoas para 2 a 3 pessoas, que se arriscam menos com acidentes e patologias advindas de esforço demasiado porque o material é bem mais leve e fácil de fácil montagem (o m³ do sistema convencional pesa 9kg e este pesa 1kg);


- Reduz até 5 cm concreto entre pavimentos;


- Na laje de coberta, não há necessidade do uso de telhas devido o excelente isolamento térmico;


- Maior durabilidade e resistência;


- Rapidez e segurança na aplicação.


Quando perguntados quais eram as vantagens dessa aliança entre startup e grandes corporações, os pontos são muito complementares:


“Quando o cliente percebe que estamos com uma parceria mais sólida com uma grande empresa ele sente mais confiança no produto, sabe que estaremos no mercado por bastante tempo e que ele pode contar conosco para a manutenção futura.” diz Henrique em nome da Isobloco. Já, segundo Emanuelle, para a siderúrgica o benefício está na diversificação da aplicação de seus produtos, o valor que as startups agregam em termos de inovação e ousadia para testar e, principalmente, a abertura de mente para novas oportunidades no mercado.


Como perspectiva futura, estão estudando como disponibilizar o sistema em outras regiões do Brasil pelos canais que a siderúrgica já possui e replicação com qualidade e sustentabilidade dos produtos Isobloco.


Essa junção exemplifica bons frutos que o Programa HousingPact quer e trabalha para colher, parcerias equilibradas que escalem boas soluções na cadeia da moradia focadas em qualidade e acesso para a população.