blog-banner

Publicado em:

06/06/2022

O que é Aliança Construção Modular?

Em abril de 2021 foi lançada a Aliança Construção Modular parceria do HousingPact com o CICS USP, Centro de Inovação em Construção Sustentável, da Escola Politécnica da USP e Hubic. 

Com a coordenação da professora Ercília Hirota e participação de um forte Conselho Consultivo, a Aliança visa promover e incentivar as inovações em construção modular na cadeia da construção civil, além de identificar oportunidades e desafios para o setor.

A Aliança permitirá que seus integrantes participem de uma interação internacional, formada pela ZEMCH Network, pelas universidades de Alberta (Canadá) e Melbourne (Austrália),juntamente com o CICS USP, HousingPact, o Hubic e o Iris | Inova USP. Essa rede pretende identificar barreiras e oportunidades que subsidiarão a elaboração de um Roadmap do setor e um mapa da cadeia de suprimentos. A Aliança atuará também na formação de recursos humanos por meio de cursos, ações de P,D&I consorciado e visitas técnicas.

Dentre as mais de 35 organizações participantes da Aliança estão fabricantes de material de construção, fornecedores, projetistas etc. e durante as reuniões mensais o caminho até aqui, foi de conhecer os desafios em comum e como estruturar o setor para que ele se desenvolva e prospere. Após essa etapa de identificação de temas relevantes, é chegada a hora da “mão na massa” em busca de soluções por meio de grupos de trabalho específicos.

O HousingPact sempre buscou uma parceria sólida com a Academia porque para os gestores do Programa esta é essencial para validação de algumas iniciativas no setor de construção civil e uma forma de se aproximar das novas pesquisas e ideias dos novos engenheiros.

O papel da iniciativa na Aliança é:

- Trazer a pauta do acesso da população de baixa renda a construção modular (mais rápida e eficaz);

- Como sua comercialização, além do circuito das construtoras pode ampliar seu mercado e chegar na ponta;

- Auxiliar a integração dos processos da cadeia com novas startups do mercado;

- Reforçar a necessidade de que os materiais e processos construtivos desta frente sejam levados de forma acessível ao público de renda C e D por meio de financiamento ou por sistemas de baixo custo.

CONSELHO CONSULTIVO ALIANÇA DA CONSTRUÇÃO MODULAR










FACILITADORES


SOBRE O CICS USP

O Centro de Inovação em Construção Sustentável é um ecossistema de empresas e academia dedicado a acelerar a inovação, a sustentabilidade e a produtividade na construção civil. Fazem parte do CICS professores, pesquisadores, estudantes da USP e de outras universidades, bem como profissionais da indústria capacitados na resolução de problemas relevantes de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

SOBRE O HUBIC

O Hubic – Inovação e Construção Digital é um ambiente cooperativo focado em inovação de base de engenharia, um espaço gerador de projetos de inovação deep tech para o setor da construção civil. O objetivo é catalisar, desenvolver e implementar soluções inovadoras de construção digital, em particular para a cadeia de valor do cimento, em um nível pré-competitivo, para que possam ser aplicadas no mercado.

SOBRE O HOUSINGPACT

O HousingPact é um Programa que teve início em 2019 com o objetivo de levar produtos e  serviços acessíveis da cadeia estendida de moradia para a população e baixa renda por meio da colaboração em grandes corporações do setor e startups com soluções inovadores.

SOBRE O IRIS | INOVA USP O Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP, (Inova USP), é um espaço multidisciplinar da Universidade de São Paulo voltado à inovação tecnológica. O IRIS é uma iniciativa do Inova-USP, que tem por objetivo promover o desenvolvimento de soluções para problemas relevantes da sociedade, ciência e tecnologia, com enfoque interdisciplinar e times multidisciplinares trabalhando em colaboração com os setores público e privado.