blog-banner

Publicado em:

06/06/2022

Saiba mais sobre a 3ª edição do HousingPact Conecta

Dia 30 de novembro tivemos nosso 3º HousingPact Conecta, o objetivo do evento é aumentar a interação dos participantes da Rede do Programa e em cada edição buscamos meios criativos para que este momento, juntos, seja um aprofundamento das relações do grupo.


Neste evento a ideia foi unir esforços para criar pilotos que buscassem a solução de desafios pré-concebidos em Rede, isto é, já pensando em startups, realizadoras e possíveis parceiros que seriam peças-chave para um primeiro passo na busca de uma solução para o desafio escolhido. Em cada um desses grupos buscamos trazer a diversidade de atores que vemos no ecossistema de negócios de impacto, então mesclamos representantes das nossas realizadoras, empreendedores, academia, fundos de impacto e empresas convidadas. Em cada um deles uma organização se apresentava como anfitriã do piloto expondo uma de suas necessidades como organização inserida na comunidade e um obstáculo que gostaria de cuidar quando o assunto é experiência de moradia, a partir disso, o grupo escolheu entre 6 desafios dentro do escopo da “cadeia estendida da moradia”, foco do Programa HousingPact, e juntos desenharam um piloto que continha um objetivo claro, macroplano, startups da Rede envolvidas, parceiros desejáveis e a intenção de impacto olhando sob a perspectiva social, ambiental e de resultado financeiro para as startups participantes. Após esse processo eles apresentavam suas ideias para avaliadores convidados de fundos de impacto e o piloto com maior pontuação ganhava a premiação do dia.


Todos os resultados apresentados foram repletos de percepções variadas devido a uma troca intensa de tantas perspectivas e experiências diferentes. Porém é possível, “pinçar” algumas tendências nas ideias. Como foi consensuado nas plenárias, problemas complexos não tem soluções simples e o que é encorajado no Programa e se fez presente nas soluções apresentadas, como:


- Junção de várias startups trabalhando para o mesmo objetivo - assim vários pontos são cuidados e trabalhando em conjunto, as iniciativas entregam melhores resultados;


- Parceiros variados ampliam potencializam os pilotos – articular com poder público, organizações sociais, bancos etc. enriquece a iniciativa e tangibiliza sua escalabilidade;


- Testar ações pequenas a princípio e apostar na replicação com os resultados positivos que nascem delas – apostando no princípio do lean thinking foram incluídos testes para errar pouco e rápido, sempre experimentando para traçar um caminho mais assertivo;


- Importância de atuar também em territórios fora do Sudeste – como o objetivo do HousingPact é escalar novos produtos e serviços para melhorar a experiência de moradia da população de classe C e D é importante que nossos pilotos comecem a ser feitos em outras regiões do país e em cidades médias e pequenas para que a aprendizagem seja diversa e atenda diferentes realidades.


Esses pilotos desenvolvidos no evento vão servir de inspiração e complemento para os 08 pilotos que já estão em andamento no Programa e que você pode conhecer melhor aqui no nosso blog.


Gostou do Programa? Entre em contato conosco via site e assine nossa Newsletter.