blog-banner

Publicado em:

23/01/2024

Selo iImpact reconhece 78 startups por seu impacto de ESG e sustentabilidade na América Latina em 2021

A Innovation Latam e a Fundação Dom Cabral anunciam que neste ano 78 startups receberam o Selo ilmpact, que reconhece negócios de impacto socioambiental na América Latina. O número representa 14,1% dos 555 inscritos, de 25 países, em 2021. Na primeira edição do selo, em 2020, 65 startups, das 505 inscritas de 22 países, foram reconhecidas pelo programa. 

“O Selo ilmpact está conquistando cada vez mais espaço e se consolidando como referência tanto entre as startups como em grandes empresas que buscam soluções inovadoras de impacto socioambiental. O número de inscritos e países de origem dos negócios, que já foi expressivo na primeira edição, cresceu neste ano”, diz João Pedro Brasileiro, fundador da plataforma Innovation Latam. 

Nesta edição, mais países também estão representados entre as iniciativas reconhecidas. Doze países, entre os 25 participantes, possuem startups que têm o selo, três a mais em relação ao ano de 2020. O destaque é o Brasil, com 59 negócios reconhecidos. Peru e México tiveram três e Argentina, Colômbia e Equador, duas startups, cada. 

Além disso, a análise dos dados realizada pela Fundação Dom Cabral mostra que houve mudança no perfil dos negócios reconhecidos pelo programa em 2021. 

O selo permite que startups interessadas em participar do processo de seleção e reconhecimento possam se qualificar e mostrar ao mercado o compromisso em promover soluções que corroborem com os 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

No ano passado, os ODSs mais aderentes ao endereçamento de soluções pelos negócios reconhecidos foram: Redução de Desigualdades (10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8). Na atual edição, as mais representativas são Consumo e Produção Responsáveis (12), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Indústria, Inovação e Infraestrutura (9), e Ação Contra a Mudança Global do Clima (13). 

“Todos esses objetivos representam grandes desafios para o avanço e crescimento sustentável da América Latina. Vale destacar que o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) se apresentou entre os mais significativos desde o início do monitoramento, o que pode se constituir numa tendência recente de endereçamento de soluções pelas startups da América Latina”, diz Prof. Dr. Fabian Salum, da Fundação Dom Cabral. 

Para serem reconhecidas pelo programa, as startups passam por uma rigorosa avaliação feita a partir da metodologia desenvolvida pelo Prof. Dr. Fabian Salum e sua equipe, da FDC, que além de estar alinhada com a agenda 2030 da ONU, busca a comprovação das evidências da contribuição socioambiental gerada para com a sociedade que recebe, direta ou indiretamente, o impacto positivo. Além da validação da Fundação Dom Cabral, elas devem receber o crivo de uma banca de jurados composta por 80 executivos de grandes empresas e organizações que atuam na América Latina e em outros países, além de docentes.  


Maturidade e investimentos 

Entre as startups reconhecidas neste ano, cerca de 77% vivenciam estágios mais avançados de desenvolvimento e maturidade de suas soluções (Traction e Scale Up). O resultado é 3 pontos percentuais (p.p.) menor em relação ao ano de 2020. “Esse dado pode indicar que negócios em estágio de desenvolvimento (MVP) também têm realizado esforços no sentido de medir e evidenciar seus impactos sociais e/ou ambientais”, avalia Salum. 

Os novos negócios ampliaram a presença na atual edição e seguem com a maior representatividade entre as reconhecidas. Em 2021, mais da metade (51%) são jovens empreendimentos, com até 2 anos de fundação, percentual superior aos 43% registrados no ano passado. Cerca de 20% dos reconhecidos em 2021 foram fundados entre 2009 e 2016. 

A pesquisa mostra ainda que menos da metade das startups reconhecidas recebeu algum investimento. Cerca de 41% já tiveram aportes em algum momento do desenvolvimento do negócio na edição de 2021. Em relação ao ano passado, essa proporção caiu 5 p.p. 


Reconhecimento renovado 

Dos negócios reconhecidos em 2020 e que participaram da edição de 2021, 14 foram selecionados para a etapa final de análise na edição atual. Dentre eles, 12 obtiveram novamente o reconhecimento. Aquelas não reconhecidas tiveram redução da nota média de indicação ao selo em 2021.


Startups com o Selo ilmpact 2021

Academia Icúbico

Agrojusto

Agua Segura

Alicerce Educação

Alquimétricos

Amachains

AMAUTAS COMPUTADORAS SOLIDARIAS

ARTEH Pty Ltd

ASSOCIAÇÃO LUMINUS

Barkus Educacional

Be Happier

BINAHKI

Biomovement Ambiental

Botanitec

Carbon Free Brasil

CEODOFUTURO

Circulagem - [email protected]

Coletalixo.com

Construide

DVOTIO SAS BIC

Eco Panplas

Elas Projetam

EqualWeb

Esporte Educa

Facia

FOOD TO SAVE

FORME - Educação Financeira

GeoApis

GoLedger

GoRaymi

GreenClub

Hyppet

Inclusive Waste Recycling Consortium - iWrc

Inspectral

Interação Saúde Mulher

Isobloco

KM Solidario

Laminatus Engenharia e Inovação

Lys Academy

MADERA PLASTICA MENDOZA SAS

Mayorca Máquinas e Equipamentos R&D

MedAssist

MindSun

Minha Coleta

Moeda Verde

Momlancers

MountX Real Estate Capital

My Good - veganorganic ice cream

naPorta

NeoEdu - Escritor para o Futuro

NEX Energy

Nubbi

Óleoponto

Olhi

Openbox.ai

Ouca

Paraguay Composta

Pedaço do Mundo Incubadora de Negócios de impacto social

Pessoalize

Piot

PlataformaVerde

Portal Talento

QualityStorm

Raks

Recigases

Sanimax - El club de la Limpieza

Saveadd

SEALL

T&D Sustentável

Telite S.A

Trampolim

umgrauemeio

VALORA

Vuxx

WAS Company

Workalove

Yanni Shoes

Zerocarbon

 

Sobre o Innovation Latam 

O Innovation Latam é uma plataforma e consultora em hubs de inovação digital e inovação aberta, que estabelece e conecta Startups, empresas, governo, academia e investidores. Com capilaridade em toda América Latina, desde 2016, desenvolve ações focadas em promover o ecossistema de inovação e startups de impacto em todo o continente. 

O iImpact é um dos projetos da Innovation Latam. 


Sobre a Fundação Dom Cabral 

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil. Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades. Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.