blog-banner

Publicado em:

25/02/2022

COM 167 INSCRITAS, VEDACIT LABS INICIA SELEÇÃO DAS PARTICIPANTES DO 5º CICLO

A Trutec, maior ecossistema de soluções voltadas para o setor da construção civil, tem como objetivo transformar digitalmente um dos mercados mais carentes em digitalização. Para isso, criou o Vedacit Labs, Programa de Inovação Aberta, que desde 2019 já acelerou 17 soluções. Em janeiro aconteceram as inscrições para a 5ª edição. Só neste ciclo, foram 167 projetos inscritos, que agora passam por um processo seletivo em que serão escolhidas até cinco novas aceleradas que estejam dentro do perfil.

 

Dentro dos desafios propostos para a participação no programa o de maior destaque é o de "tecnologias para execução de obras", que contou com a participação de 38 soluções. Em "tecnologias para uso" e "operação e manutenção das edificações" foram 38 inscritos; já para "sustentabilidade do ciclo de vida das edificações" foram 26 interessados.

 

Além destes, o Labs também criou o "conecte-se", espaço que propõe a conexão da Trutec com as startups que acreditam que o seu projeto tem um fit com o hub e esse recebeu mais de 40 inscrições. Para Henrique Leoni, head de Inovação da Trutec, essa categoria abre portas para startups que dão "match" com as verticais do Programa e se enquadram nos desafios propostos, mas estão em estágios mais iniciais. "Abrimos este espaço pois vemos muitas soluções que também se encaixam nos desafios propostos, mas ainda não possuem tanta clareza. É aqui que entra o papel dos nossos mentores e das beta-testers, para trazer mais consciência sobre qual é a verdadeira proposta de valor daquele projeto", afirma.

 

As inscritas passam por uma avaliação para a segunda etapa, que acontece no início de março, e são selecionadas 15 startups para o Pitch-Day, fase na qual é realizada uma análise de perfil do empreendedor chave, negócio, time, produto e mercado. Os nomes ainda não podem ser divulgados, mas a Trutec já possui o perfil das participantes desta etapa.

 

Perfil das participantes

 

Desde as primeiras edições do programa, a Trutec tem preferência por startups mais maduras, que estão em um estágio mais avançado, seja em tração ou de escala, visto que o objetivo é aplicar os projetos pilotos em clientes reais, o que chamam de "beta-testers". Para isso, um dos critérios de avaliação é que as soluções tenham ao menos um MPV estruturado. Neste ciclo, 94% das startups estão dentro do critério e cerca de 60% já estão em fase de tração ou escala.

 

Outro dado importante sobre o perfil das startups inscritas é que foram identificados 27 setores de atuação. Entre as principais estão as construtechs, representando 25%, seguida por soluções ligadas à energia e sustentabilidade (12%), logtechs e startups que atuam na indústria 4.0, com 7% cada. Aproximadamente 90% das inscritas operam no modelo B2B ou B2C.

 

Com relação a localização, a edição teve 164 startups brasileiras, de 12 estados, com destaque para as regiões Sudeste e Sul. Além disso, o ciclo recebeu três inscrições internacionais, com soluções presentes na Alemanha, Bélgica e México, o que representa a expansão internacional do Programa.

 

 

Próximos passos

 

A etapa final acontece no final de março, durante o Pitch Day, quando serão anunciadas as aceleradas pelo Programa, que tem duração de quatro meses. Neste período, os projetos recebem mentorias de executivos referência no mercado e o contato com clientes e parceiros. Tudo isso com a chancela “Trutec by Vedacit”.

 

As empresas com o melhor desempenho e performance podem passar por um processo de investimento e serem convidadas a integrar o portfólio de soluções da Mandala Trutec. A expectativa para cada edição do Labs é a busca por oportunidades para todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação e transformar, por meio da tecnologia e da inovação, toda a jornada da construção.

 

Quer saber mais sobre as próximas etapas da seletiva? Nos acompanhe pelas redes sociais.