blog-banner

Publicado em:

22/07/2022

Entenda os reais motivos que levam a sua startup ao vale da morte

Entenda como manter sua startup na ativa e supere o Vale da Morte


Não há dúvidas de que o Brasil é um berço propício ao nascimento de startups: de 2015 a 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups criadas, representando um aumento de 207%, segundo a Associação Brasileira de Startups. Não por menos, o relatório Global Startup Ecosystem Index 2022, divulgado em junho deste ano, mostrou que o país é o primeiro no ranking da América Latina em número de startups. Além disso, 2021 foi um ano histórico para o setor no quesito aporte: o Relatório 2021 Wrapped Brazilian Startups, da Sling, mostra que houve um aumento de 200% no volume aportado às iniciativas desse tipo no Brasil.


Apesar de todo o cenário aparentemente propício, um tabu acompanha há muito tempo essa tendência. Com a mesma facilidade com que surgem as startups, elas também desaparecem. Isso acontece porque as startups são criadas sob condições de extrema incerteza, por isso, estão sujeitas ao período chamado Vale da Morte, que compreende a fase entre a abertura da empresa para o mercado e quando o fluxo de caixa passa a ser positivo. 


Cenário


Em 2015, um estudo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral constatou que 50% das startups avaliadas morriam com um tempo menor ou igual a quatro anos. 


O tempo passou e essa realidade continua latente. Segundo dados recentes da empresa de consultoria e auditoria PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC Brasil), nove entre dez startups brasileiras não sobrevivem mais de 2 anos, o que corresponde a 90% de mortalidade.


Em março deste ano, o 9o Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), evidenciou a preocupação do setor produtivo nacional com a necessidade de se efetuarem mudanças políticas e legislativas para que seja diminuída essa taxa no Brasil. De fato, esse caminho já começou. Em junho do ano passado foi aprovado no Senado, a Lei Complementar Nº 182/21, que institui o Marco Legal das startups. A lei, que entrou em vigor em setembro, visa desburocratizar e estimular o setor, aumentar a segurança jurídica de empreendedores e dos investidores e facilitar a contratação dessas empresas pela administração pública, dentre outros pontos.


Os motivos para a descontinuidade dos negócios nesse período são muitos. Entre eles estão a falta de investimentos e a não absorção do produto/serviço no mercado.


Superação


Além de receber dicas de quem já superou o vale da morte, mapear os principais erros é uma importante estratégia na aprendizagem dos novos empreendedores, uma vez que o timing é crucial nesse dinâmico ecossistema. 


Neste artigo, apontamos os principais motivos porque as startups fecham, segundo a empresa de pesquisas CB Insights. Acompanhe*:


》Produto ou solução não atendem a uma necessidade real do mercado -42%

》Pouco capital ou falta de planejamento na hora de usar recursos - 29%

》Equipe pouco diversa ou falta de funcionários com funções complementares - 23%

》Modelo de negócio deixa de ser competitivo - 19%

》Erro na precificação do item ou no cálculo do custo de produção - 18%

》Baixa aceitação do produto por parte do consumidor - 17%

》Ausência de plano de negócio para inserir o produto no mercado - 17%

》Pouco investimento em estratégias de marketing -14%

》Reclamações e sugestões de consumidores não são levadas em conta -14%

》Falta de timing na hora de lançar o produto -13%


Vale salientar que, como concluiu a própria empresa durante as pesquisas, geralmente é necessário mais de um motivo para levar a esse drástico fim.


Além de aprender com os erros alheios, é sempre bom crescer com o ensinamento de quem sabe. Para isso, estar envolto no ecossistema de startups e se relacionar com grandes empresas é sempre um caminho certo para a evolução. 


Se a sua startup de construção civil busca essa oportunidade, fique de olho nas próximas rodadas no Vedacit Labs, programa de inovação aberta da Trutec. 




* Levantamento feito com 101 startups pela empresa de pesquisa CB Insights | Fonte: “Top 20 reasons startup fail”, de 2019, da CB Insights.