blog-banner

Publicado em:

26/01/2022

Vedacit Labs busca startups para diversos desafios de inovação aberta

A Trutec, spin off do Vedacit - que atua há mais de 85 anos no varejo da construção civil - abriu, no início de janeiro, as inscrições para o quinto ciclo do Vedacit Labs, seu Programa de Inovação Aberta. As inscrições encerram 31 de janeiro e têm diversas oportunidades de conexão.

 

Com o programa, a empresa tem o objetivo de fomentar a inovação e sanar os desafios tanto das empresas parceiras, quanto das startups. “Se a startup precisa de escala, investimento ou clientes, a gente está aqui; e, por outro lado, se o cliente precisa de inovação, pode vir para cá também. É através dessas oportunidades que criamos nossos desafios”, argumenta o CEO da Trutec, Alexandre Quinze.

 

Batizadas carinhosamente de “Beta Testers”, as empresas entram em contato com a Trutec sem custo, via assessoria de imprensa ou site, e expõem suas necessidades.

 

“É um investimento que nós fazemos, tanto no empreendedor quanto na empresa. Patrocinamos o projeto piloto para entender se realmente estamos resolvendo o desafio das empresas. Afinal, tecnologia por tecnologia não serve para nada. Agora, se a gente resolver desafios reais para as empresas, aí estamos realmente inovando”, avalia o CEO.

 

Quinto desafio

 

Nesta edição, o desafio está baseado em temas relevantes como a pauta ESG e redução de emissões de CO2 e de resíduos. Mas, a seletiva também levará em consideração projetos de sistemas de construção baseados em dados (desafio do primeiro ciclo), Inteligência Artificial e dados (segundo ciclo), e planejamento e incorporação (terceiro e quarto ciclo).

 

“Os desafios já lançados nunca são excluídos. É um processo em que adicionamos cada vez mais vertentes”, ressalta Quinze.

 

Programa

 

As startups selecionadas no quinto ciclo do Vedacit Labs receberão quatro meses de aceleração, através de um projeto piloto e mentoria de executivos renomados do mercado.

 

No começo do programa, a Trutec entra com capital e participação baixas. “Para as startups que apresentam um Track Record muito bom, a gente faz uma proposta de follow on. Queremos entrar no estágio bem precoce para obviamente aproveitar a jornada”, justifica o CEO.

 

Com o follow on, a empresa aumenta sua participação e converte as startups para seu portfólio. “Elas são colocadas na cadeia de valor da Trutec, que é uma mandala que fala do ciclo de vida da edificação”, explica Quinze.

 

Atualmente, cinco startups que já passaram pelo Labs – ConstruCode, Construct IN, Elixir AI, Construflow e James Tip – fazem parte do portfólio da Trutec. Duas delas foram destaques no TOP 100 OPEN Startups de 2021, sendo as mais cobiçadas do mercado corporativo. As startups Predialize, Prevision, e Pix Force aceleradas pelo Labs também receberam destaque no ranking. 

 

Maturidade

 

Com visibilidade nacional, em 2022 o programa Vedacit Labs manterá o formato de dois ciclos anuais, como ocorreu em 2021. Anteriormente, as edições eram anuais. 

 

O objetivo é mapear startups cada vez mais qualificadas.

 

“Por contemplarem um período maior, naturalmente, os dois primeiros ciclos tiveram uma alta concentração em cada chamada, numa média de 430 inscritos. Nas chamadas seguintes, foram aproximadamente 230 inscritos cada”, explica Quinze, “mas, não se trata de se contentar com um número menor de inscritos. Na realidade, desde o ano passado, quando a Innovation Latam assumiu a seleção das startups, aumentamos a maturidade do nosso processo seletivo, elevando o índice e a taxa de sucesso das empresas que se inscrevem. Isso é muito importante para atingirmos o objetivo de mapear startups cada vez mais qualificadas”.

 

Em constante evolução, para esse ano a meta do Programa é atuar com força no âmbito acadêmico conceitos como engenharia artificial, engenharia baseada em dados e inteligência artificial. “Não existem muitas iniciativas desse tipo na academia, então a gente vai investir tempo e dinheiro para desenvolver Centros de Especialidades em Engenheira artificial junto às Universidades para gente começar a fomentar também boa mão de obra para as próprias startups desenvolverem sua tecnologia”, almeja o CEO.