Publicado em:

28/10/2025

IA4FIN e a missão de manter setor financeiro do Brasil na vanguarda da IA

A rápida ascensão da Inteligência Artificial Generativa e seu impacto no ecossistema financeiro foram os temas centrais de uma entrevista realizada no Fórum Payment Anyway, no último dia 20 de outubro, no WTC Centro de Eventos. Embaixadores da IA4FIN, Ana Carolina Lahr (que também é Diretora de Conteúdo da Cantarino Brasileiro) conversou com João Pedro Brasileiro (CEO da Innovation Latam) sobre a criação e os objetivos da IA4FIN, a primeira comunidade de IA 100% voltada ao setor financeiro, a qual se aproxima de seu primeiro aniversário.

João Pedro Brasileiro, também idealizador da iniciativa, explicou que a iniciativa surgiu de uma percepção de urgência. Embora a IA já fosse uma realidade, a chegada de ferramentas como o Chat GPT acelerou a transformação. 

"A inteligência artificial veio para ficar, veio para transformar", afirmou. Ele destacou que, apesar de o Brasil ser o segundo país mais entusiasta em inteligência artificial do mundo, ficando atrás apenas da Índia, existe um risco real para a liderança do país no setor financeiro.O CEO da Innovation Latam alertou que, embora o Brasil seja referência em tecnologias como PIX e Open Finance, a IA Generativa pode mudar esse cenário. 

"Se o Brasil não estiver numa posição de liderança em relação à IA generativa significa que a nossa posição de liderança dentro do ecossistema financeiro está em risco. O objetivo da IA4FIN é juntar esses pontos", comentou. 

A comunidade busca responder a desafios centrais, como: aumentar o letramento em IA, tangibilizar seu uso e garantir que o ecossistema financeiro brasileiro se movimente para não perder sua posição de destaque. 

Para atingir esses objetivos, a IA4FIN promove diversas ações focadas em trocas de alto nível. 

"A gente tem diversas ações para garantir boas trocas, networking, apresentação de cases num nível altamente técnico e diferenciado do que se vê por aí. É uma troca que tem sido super positiva para as outras instituições financeiras, outros players e para todos os membros executivos que estão assistindo, na verdade, tomando essa aula desses bancos", disse Brasileiro. Ele citou exemplos de executivos de grandes bancos compartilhando suas experiências de implementação de IA Generativa, gerando aprendizado mútuo entre as instituições.

Além dos estudos de caso, que são um formato de sucesso, o embaixador explicou que a comunidade identificou a necessidade de capacitação prática. Isso levou à criação de imersões e cursos, ministrados pelo próprio João, para que os membros aprendam a usar ferramentas práticas de IA no dia a dia: 

"A gente, como comunidade, sentiu que estava faltando algo que era o tangibilizar e, além de mostrar para os executivos o que era possível, mostrar para eles como eles poderiam começar a fazer.  Então, além de eles conhecerem cases exclusivos, agora eles conhecem, têm a nossa capacitação para conseguirem também tangibilizar e utilizar as melhores ferramentas do mercado de inteligência artificial."

Brasileiro destacou que a plataforma se tornou um ecossistema vital para negócios, em que diferentes players do mercado encontram valor mútuo. 

“As startups estão conseguindo mostrar suas soluções para as grandes instituições, os executivos conseguem montar como estão implementando o IA, empresas de tecnologia estão conseguindo se conectar com as instituições financeiras, instituições financeiras estão se posicionando como inovadoras, apresentando o case para todos os membros.”

A expertise do CEO da Innovation Latam, conhecido como "João da IA", tem sido requisitada por grandes instituições, como a Fundação Dom Cabral e a XP Educação, onde ministra aulas em MBAs e pós-graduações. Essa experiência é trazida para dentro da IA4FIN, em que os membros assinantes têm acesso exclusivo a esses conteúdos e capacitações.

Payment Anyway


O Fórum Payment Anyway, realizado pela Cantarino Brasileiro no WTC Eventos, serviu como uma extensão física da comunidade digital. No lounge da IA4FIN, foi desenhada uma programação paralela ao evento exclusiva com workshops práticos. 

"A gente desenhou uma grade que fizesse sentido e que também traduzisse um pouco do que a IA4FIN faz", comentou Brasileiro. 

Em uma das atividades, IAs foram usadas para comparar publicamente os balanços da Stone e da Cielo, analisando o posicionamento tecnológico de cada uma. A ação no evento foi um sucesso para a empresa, resultando em mais de 100 novos membros para a comunidade. Ao final, ele destacou o valor da comunidade, que vai além do conteúdo técnico, focando na criação de conexões reais. 

"Eu acho que esse é o clima de comunidade. Não só você ter um amparo ali do outro lado da tela, mas também ir criando essa cumplicidade. Não tem como sair de um encontro da IA4FIN sem ter aprendido muito com os outros membros da comunidade, seja uma ferramenta nova, um hack ou uma dor que eles tiveram na hora de implementar e como eles contornaram tudo isso", finalizou.

Para saber mais sobre a iniciativa, ter acesso a conteúdos exclusivos e conhecer os planos para se tornar membro da comunidade, acesse o site oficial da IA4FIN neste link