blog-banner

Publicado em:

13/06/2024

8 passos para garantir resultados na implementação da IA na sua empresa

Não é novidade para ninguém que o uso da inteligência artificial, especialmente a generativa, se tornou objeto de desejo em praticamente todos os setores do mundo corporativo e organizacional. De empresas grandes a pequenas, todos estão de olho nas promessas da tecnologia, entre elas, a eficiência operacional e o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI), que pode ser acelerado em cinco vezes no período de um ano.


Tão importante quanto investir na tecnologia, porém, é garantir que os gestores estejam preparados para identificar tanto as oportunidades quanto os desafios da implementação dessa estratégia e ponderar quando ela é realmente necessária. Afinal, a IA é uma solução com muitos benefícios, mas nem sempre é a melhor escolha, e admitir isso faz toda diferença. 


Para identificar oportunidades de implementação de IA existem diversos frameworks. Na Innovation Latam, lançamos recentemente uma trilha que tem por objetivo acelerar a adoção de IA generativa no mercado e garantir que a tecnologia traga benefícios mensuráveis do ROI em um curto período. 


O modelo que usamos funciona de maneira muito objetiva e ajuda a identificar as atividades chave das áreas para priorizar as aplicações e, então, alcançar os resultados desejados. Aliás, essa palavra é muito importante nesse processo: priorização. Tentar resolver todos os problemas com IA não é o melhor caminho, principalmente se a organização está iniciando o desenvolvimento de uma cultura de IA. Aprendida essa lição, o outro ponto de atenção deve estar na hora da implementação da solução de IA. Seja em uma área especial ou na organização como um todo, esse processo envolve as etapas importantes que não devem ser omitidas. 


A seguir, resumimos cada uma das etapas desse modelo:


1 - A primeira ação desse processo implica em apresentar aos executivos e líderes o potencial que a solução pode levar para os seus dias. É criar o tão famoso FOMO (Fear of missing out, medo de ficar de fora) na liderança.


2 - Em um segundo momento, é preciso apresentar com um viés levemente técnico como funciona a IA generativa. O intuito é provar que seu uso pode ser muito mais simples do que parece e quebrar a resistência das lideranças em relação às mudanças propostas.


3 - Entender as principais atividades e tarefas de cada colaborador é o próximo passo. A ideia é ir a campo e conversar com eles para identificar as tarefas mais dolorosas e frequentes, já que não faz sentido investir na construção de uma ferramenta de IA para uma tarefa de baixa demanda.


4 - Depois disso, deve-se criar uma matriz para classificar se as tarefas podem ser realizadas (i) apenas por um ser humano, (ii) com humano + IA ou (iii) apenas com IA. 


5 - Na quinta etapa, chega a hora de identificar se a solução de IA já existe. Em caso afirmativo, é preciso identificá-la e conectá-la ao processo. Se a solução demandada não existe, será preciso construir a ferramenta ideal. 


6 - Se você acha que acabou, está enganado. Manter a cultura de IA viva nas áreas e empresas é vital, já que a velocidade de transformação do mercado exige que as áreas e os executivos estejam sempre atualizados. A IA e suas respectivas ferramentas são como organismos, estão em constante mudança e devem sempre ser atualizadas e observadas para garantir uma execução de ponta. Participar de comunidades e iniciativas que promovam trocas é super importante. 


7 - O penúltimo passo do processo é selecionar uma ferramenta para criar um Workspace de IAs da empresa. Existem diversas com custos baixíssimos, inclusive open source.


8 - Por fim, é um grande diferencial na implementação da cultura de IA nas organizações mostrar para os executivos que a tecnologia não precisa ser aplicada apenas no nível corporativo, mas também a nível pessoal, a fim de garantir eficiência no dia-a-dia. 


Na Innovation Latam, aplicamos esse processo em todas as áreas e seguimos para um estágio no qual a ferramenta de IA desenvolvida para a área de inovação se conecta com a área de marketing, garantindo um fluxo muito mais rápido de informações. 


Para continuar evoluindo na aplicação das soluções que estão em constante atualização, temos grupos de discussão semanais para que o time traga suas dores, debata conceitos e desenvolva as IAs de suas áreas em conjuntos. O resultado é que cada área tem lançado e aplicado pelo menos uma ferramenta de IA generativa a cada três semanas. 


Essa é apenas uma pequena amostra de como podemos ajudar as empresas a entenderem o potencial da IA em seus negócios e iniciarem essa jornada de transformação com uma rede de parceiros de tecnologia e desenvolvimento que implementam as ferramentas com acompanhamento contínuo e o compromisso com os resultados. 


Quer saber mais? Fale com a gente!