blog-banner

Publicado em:

24/09/2025

Pesquisa Open AI | ChatGPT usage and adoption patterns at work

O ChatGPT já ultrapassou a marca de 700 milhões de usuários ativos por semana. No ambiente de trabalho nos EUA, mais de um quarto dos trabalhadores já utiliza a ferramenta.

Quem mais usa? Adoção é maior em dois grupos:

1. Jovens: Funcionários de 18 a 29 anos têm o dobro da probabilidade de usar o ChatGPT no trabalho em comparação com aqueles com mais de 50 anos.
2. Alta escolaridade: 45% dos trabalhadores com pós-graduação usam a ferramenta, um número bem superior à média.

Matriz comparando de que forma as áreas começam a usar o ChatGPT.
Setores líderes: A tecnologia não está avançando de forma igual em toda a economia. Os setores que mais incorporaram o ChatGPT são:

#1 Tecnologia da Informação (27% de todos os usuários)
#2 Serviços profissionais, científicos e técnicos (17%)
#3 Manufatura (10%)
#4 Finanças e seguros (6%)


- Para que usam?
As quatro principais categorias de uso que dominam em quase todos os departamentos são redação, pesquisa, programação e análise de dados. Um ponto curioso é que o uso para programação está se espalhando para além da engenharia, com times de design, marketing e operações usando a ferramenta para tarefas técnicas.


- O grande benefício:
O estudo mostra que o impacto na produtividade é real. Uma pesquisa do Harvard Business School apontou que profissionais que usam a IA produziram um trabalho de qualidade 40% superior. Outro estudo, do Federal Reserve, indicou que mais da metade dos usuários economiza mais de 3 horas por semana.
Evolução de Usuários Semanais (WAU)
Em resumo, a ferramenta está se consolidando como um "sistema operacional" para o trabalho diário , automatizando tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais estratégicas e criativas.