blog-banner

Publicado em:

25/10/2022

Vedacit Labs define as quatro startups aceleradas durante o 6º Ciclo

O Vedacit Labs, programa de inovação aberta da construção civil e mercado imobiliário gerido pela Trutec, divulgou no início do mês de outubro as quatro startups que serão aceleradas durante o seu 6º ciclo. Explorando a tecnologia para oferecer inovação ao setor, as escolhidas atuam em diversas vertentes do segmento.

A FastBuilt, por exemplo, é uma plataforma especializada em gestão do pós-obra que oferece às construtoras o gerenciamento dos empreendimentos com acesso ao histórico completo dos registros, além de disponibilizar o Manual Digital do Proprietário e do Condomínio com informações dos materiais utilizados, fornecedores e garantias.

Já a Vistora, que se considera a primeira startup brasileira a “digitizar” a forma como são feitas as vistorias de áreas comuns e privativas em empreendimentos da construção civil, usa o cruzamentos de dados e seleção de anomalias para gerar relatórios que quantificam eficiências de equipes de instalação das empresas parceiras.

A AlmoxTech, por sua vez, possibilita a gestão do controle de estoques incluindo funcionalidades como alertas e inventário em tempo real que considera movimentações e níveis de segurança.

Por fim, a Muv Rental é um marketplace para contratação de máquinas e equipamentos da construção civil que auxilia também no dimensionamento e gestão da operação, e conta com apoio de Inteligência Artificial, geolocalização, IoT e Big Data.

Os critérios de avaliação durante o processo seletivo deste ciclo foram: o impacto no setor da construção, potencial de mercado, potencial de conexão com as outras startups do portfólio, tecnologia utilizada, maturidade do plano de negócios e perfil dos empreendedores. 

 

Aceleração

A aceleração teve início em outubro e segue até janeiro de 2023. Durante o programa, as startups aplicam projetos-pilotos em beta-testers, empresas de referência no mercado e parceiras do programa, e participam de mentorias com executivos e especialistas com o objetivo de orientar, instruir, educar e potencializar o crescimento das participantes. 

Além de ampliar a rede de contatos, ao término do programa as empresas poderão ser convidadas para uma rodada de investimentos e ingresso no portfólio de soluções da Trutec.

 

Perfil do 6º ciclo

135 startups se candidataram para o 6º Ciclo do Vedacit Labs. Destas, 30 foram selecionadas para a segunda etapa. Os setores predominantes foram: construtechs, proptechs e startups de energia e sustentabilidade.

Como nos demais ciclos, o Brasil foi o país com maior número de inscritos, contemplando 12 estados mais o Distrito Federal – e todas as regiões do país. No âmbito internacional, três países marcaram presença nessa seletiva: Chile, México e Uruguai.

No que diz respeito às temáticas e desafios propostos, um dos grandes diferenciais ante os demais ciclos foi a retirada da oportunidade de conexão genérica, que geralmente abria espaço para que startups com maior abrangência pleiteassem a vaga.

Dessa forma, as inscrições acabaram por captar iniciativas mais específicas. O destaque ficou com o desafio de “Soluções tecnológicas para construção e incorporação”, sendo a escolha para 80% dos inscritos. O desafio “Controle de Acesso e Documentações” foi a escolha de 13,3% dos inscritos e, finalmente, “Análise e seleção de terrenos” foi a escolha para 6,7% dos candidatos.

Desde 2018, quando começou, o Vedacit Labs já acelerou 23 startups. Para conhecer quais são elas, clique aqui.

Quer participar também do Vedacit Labs? Fique de olho nos nossos canais. O início das inscrições para o próximo ciclo terá início em breve!