blog-banner

Publicado em:

02/05/2024

Agrishow 2024: da tecnologia embarcada ao fértil terreno para startups

por Innovation Latam


Essa semana, o time da Innovation Latam mergulhou de cabeça na Agrishow 2024, maior feira de tecnologia e inovação agrícola do país, para mapear as novidades mais empolgantes e identificar a sinergia com o nosso ecossistema. O evento termina amanhã e espera-se que até lá mais de 195 mil pessoas tenham circulado pelos corredores da feira, acompanhando as novidades trazidas pelos expositores dos 800 estandes, que exibem as últimas tendências em máquinas, armazenamento, fertilizantes e muito mais.


Como sempre, nosso primeiro intento foi buscar iniciativas ligadas à inteligência artificial, um tema que temos mapeado a fundo nos últimos anos. Nos deparamos com iniciativas bastante interessantes entre as grandes indústrias, mas, por tratar-se de um público diverso e abrangente, o tema não ganhou o protagonismo do evento. 


Rubens Aguiar, nosso Chief Strategy Officer, destaca outros temas que ganham destaque e talvez até mais visibilidade, como: a tecnologia embarcada e a Internet das Coisas (IoT), principalmente entre os grandes players de maquinários, o uso de dados para a agricultura de precisão. “Todos estão falando sobre como essas tecnologias podem impulsionar a produtividade e consequentemente melhorar os resultados dos produtores. A integração de equipamentos com os sistemas para potencializar a produtividade é uma abordagem recorrente na Agrishow. A inteligência artificial também está na mesa, mas parece ter menos destaque do que em eventos mais focados em inovação. A diversidade do ecossistema da Agrishow traz à tona diferentes abordagens e perspectivas sobre a IA”, observa.


Entre outras coisas, pudemos observar que a IA já faz parte de processos como coleta e processamento de informações sensíveis e cruciais para o campo, como clima, dados geoespaciais, monitoramento de safras e solos, produção e produtividade. Tudo isso ainda dentro da porteira, visando a sustentabilidade dos processos e unindo a agricultura de precisão à agricultura de decisão.


Para lançarem tantas soluções, as marcas expositoras contam com núcleos de P&D, que funcionam como pilares para estudar, desenvolver e testar soluções personalizadas para as necessidades de cada agricultor ou pecuarista. Por exemplo, um dos destaques do portfólio da Bosch no setor agrícola foi a One Smart Spray, solução baseada em câmeras com redes neurais e IA que permite a aplicação seletiva de herbicidas, detectando a presença de plantas daninhas, em tempo real, e pulverizando apenas onde é necessário. 


No que tange também à customização, a Bayer em colaboração com a Microsoft, apresentou o Agri-Copilot. Comparável a um "ChatGPT do Agro", trata-se de um software que usa a IA para responder de forma intuitiva e personalizada às perguntas dos produtores rurais, se baseia em conjuntos de dados agrícolas e ambientais. 


Já a John Deere apresentou o See & Spray™ Select, um sistema de pulverização inteligente que utiliza IA, visão computacional e machine learning em 30 câmeras para identificar e pulverizar apenas plantas daninhas. 


Agrishow Labs


Lugar perfeito para mapear o engajamento do setor agro no tema inovação, o espaço que realmente fez nossos olhos brilharem foi o Agrishow Labs, um espaço exclusivo na Arena de Tecnologia e Inovação, criado para conectar startups do agronegócio e suas soluções diretamente com os visitantes. É o lugar perfeito para quem está ansioso para explorar novidades e fazer contatos!


Lá, pudemos retomar a discussão sobre a IA, desta vez sob uma perspectiva mais aprofundada e a qual trouxe as startups para o cenário no seu papel de acelerar a implementação da tecnologia no agro. Outros temas abordados pela arena foram: biotecnologia, energias renováveis, engenharia genética, SaaS, agricultura digital, bioensumos, tokenização, financiamento agro, carbono zero, educação no agro, entre outros. 


Vale lembrar que essa é a terceira edição da feira que conta com o espaço, mas a iniciativa, idealizada como um conteúdo digital sobre tecnologia e inovação no YouTube, só cresce: em 2024, o número de startups abrigadas no espaço dobrou no comparativo a 2023. 


O entusiasmo do Rubens pelo Agrishow Labs foi evidente, e ele passou horas mergulhado em conversas e conexões. “É um espaço muito legal para aproximar as startups do agro, principalmente dos pequenos e médios produtores, que estão presentes em massa e têm a oportunidade de fazer parte desse universo de perto. Certamente é uma iniciativa que se fortalece e tem um enorme potencial”.


Foi assim que ele ampliou a nossa rede ao se conectar com uma galera muito engajada do Supera, Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, que atua como um ambiente de inovação que promove a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades, sendo responsável por atrair e reter empresas tecnológicas. 


O Parque surgiu do convênio entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e atua como incubadora de diversas startups. Entre elas, a Decoy, uma startup brasileira de biotecnologia focada na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias para o controle de pragas de animais – esse encontro também nos rendeu um ótimo papo e partilha de experiências. 


Com tantas ideias e conexões promissoras, mal podemos esperar para ver quais frutos esse encontro vai render. Fique de olho nos nossos canais para acompanhar essa jornada!