blog-banner

Publicado em:

26/01/2022

Parceria entre Riachuelo e Akamai potencializa operações digitais

Alinhada ao conceito omnicanal de que tudo pode ser encontrado em uma única plataforma, no final de 2020 a varejista de moda Riachuelo aderiu à tendência de combinar serviços financeiros com o varejo e anunciou o lançamento de seu banco digital.

 

Para isso, migrou o banco de dados de mais de 30 milhões de clientes de cartão de crédito captados ao longo de mais de uma década para o banco digital, usando descontos e promoções para impulsionar a venda cruzada.

 

O objetivo foi ampliar e melhorar a experiência do consumidor, mas para que o projeto fosse certeiro, precisou investir em tecnologia e segurança digital.

 

Proteção de dados

 

Um ataque bem-sucedido pode custar milhões de dólares a um banco e minar a confiança do consumidor.

 

Considerando que a cibersegurança dos bancos é muito diferente do varejo, mas tendo a proteção dos dados de funcionários e clientes como prioridade, antes de lançar a nova aplicação de pagamento digital, a varejista de moda fez uma parceria com a Akamai para garantir proteção de firewall e desempenho do site mesmo em períodos de pico.

 

"Nossa estratégia de segurança baseou-se na proteção de dados para garantir a confiança de nossos clientes e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência de compra melhor em uma única plataforma", explica Rodrigo Godoi, chefe de cibersegurança na Riachuelo.

 

"A defesa de firewall e a proteção devem ser robustas e garantir todos os níveis. Eu sabia que a Akamai, por ser uma empresa comprovadamente confiável e pela excelente reputação no setor financeiro, teria a melhor solução de proteção de firewall para nossos sistemas de Internet", justifica.

 

Parceria de sucesso

 

Essa não foi a primeira parceria entre a Riachuelo e Akamai.

 

A primeira experiência aconteceu antes da pandemia, quando a Riachuelo buscou as soluções Akamai para otimizar o desempenho no website de comércio eletrônico e em outras aplicações, fornecendo a velocidade e a capacidade de resposta que os clientes esperam de suas experiências de compras.

 

Com o tráfego de comércio eletrônico quadruplicado e até 25 mil pedidos por dia, a otimização das operações de varejo e financeiras na nuvem permitiu que a varejista conseguisse administrar um grande aumento de volume.

 

Para se ter uma ideia, o desempenho da rede móvel e da Web aumentou 40%, o que reduziu significativamente os custos de tráfego e permitiu que mais pessoas navegassem nas redes e plataformas da marca.

 

Além disso, foram evitadas 3 horas de tempo de inatividade evitadas por mês, prevenindo a perda de receita.

 

Pandemia

 

Com a pandemia - e aproveitando o enorme aumento das transações digitais - os ciberataques cresceram rapidamente.

 

"Em um único mês, observamos que os ataques DDoS aumentaram dez vezes em nosso website de cartão de crédito. Também registramos alguns ataques de phishing e de fraude de pagamento direcionados a clientes de varejo mais vulneráveis", recorda Rodrigo.

 

Visando proteger seus funcionários e clientes, a Riachuelo contou com a Akamai para tomar medidas antecipadas de proteção de dados. "Conseguimos detectar e mitigar todas as ameaças encontradas. Isso nos deu tranquilidade", afirma o chefe de cibersegurança.

 

A preocupação e sucesso na operação também reforçaram a confidencialidade da empresa, valorizando o investimento e fortalecendo sua entrada no mercado financeiro.

 

 

Conteúdo Elaborado a partir dos cases de sucesso da Akamai.

Conteúdo original disponível em: https://www.akamai.com/pt/resources/customer-story/riachuelo