blog-banner

Publicado em:

22/07/2022

As 3 dicas para alavancar o sucesso da sua startup!

Empreendedores dão dicas para uma startup alcançar o sucesso


Você pode imaginar que ousadia e um bom modelo de negócio são fatores decisivos para o sucesso de uma startup, mas não é só. Um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que o acúmulo de experiência dos gestores também é essencial para garantir a longevidade das startups no Brasil. Para os empresários que não carregam essa carga, conhecer cases de sucesso e aprender com a experiência alheia pode ser um bom caminho. Com esse objetivo, convidamos dois empreendedores que tiveram suas startups aceleradas pelo Vedacit Labs e passaram a integrar o portfólio de soluções da Trutec - spin-off da Vedacit focada em inovação para o segmento de construção civil - para compartilhar suas experiências e dar dicas aos novos entrantes para não apenas permitir que suas startups garantam mais tempo de vida, como alcancem o sucesso. 


Tales Silva é CEO da Construct IN. Nascida em 2019 com o objetivo de oferecer uma plataforma para acompanhamento remoto de obra através de imagens em 360°, sua startup participou do Vedacit Labs em 2020. Desde que participou do programa de aceleração, já apresentou um crescimento de MMR - métrica que auxilia na análise de crescimento e detecção de tendências de ganhos futuros da empresa - em 16 vezes. 


Diego Mendes é fundador da ConstruCode, também fundada em 2019. Ela foi aprovada na primeira chamada do programa de aceleração Vedacit Labs. Desde então, a startup passou por mais uma rodada de investimentos. A média de crescimento até o momento é de 600%. “No início da jornada, tínhamos quatro meses para estruturar um plano de ação baseado na criação de uma ‘máquina de vendas’: uma sequência de processos combinados que visava duplicar o faturamento anual levando a empresa ao seu primeiro milhão. Nesse tempo fizemos inúmeras mentorias com executivos visando combinar conhecimentos e gerar uma prova de conceito capaz de dar a segurança necessária para captarmos investimentos. A máquina de vendas se provou um sucesso e superamos as metas não só daquele ano como dos próximos, e desde então a área comercial da ConstruCode tem sido um modelo para treinar e estruturar a penetração de mercado de outras startups que entram no programa Vedacit Labs”, revela. 


Com histórias que rumam para o sucesso, usamos a experiência dos empreendedores para listar abaixo os fatores que consideramos decisivos para o sucesso da sua startup. Acompanhe!


1. Força na tração

 

Para Tales, foi a tração do mercado que abriu as portas para a Construct IN. “Temos um produto bem ajustado e complementar às propostas já existentes. É o conceito de agregar soluções que, juntas, podem somar bem mais do que separadas”, pondera.


Ele lembra, no entanto, que para iniciar a tração é necessário conhecer as dores e necessidades reais do cliente. É importante também se conscientizar de que um ou dois clientes não são suficientes para dar o próximo passo, que é escalar o projeto. “E, mesmo que existam investimentos envolvidos, não saia contratando uma equipe e estrutura sem antes tracionar o produto. Para isso, é preciso encaixar bem o seu PMF [product x market fit]”, avalia.


2. Programas de aceleração / incubadoras


Ao avaliar as características, comportamentos e atitudes de empreendedores de startups no Brasil, um estudo da Dom Cabral constatou que um dos fatores que pode auxiliar uma startup a prolongar seu período de vida é seu local de instalação. Os dados coletados mostraram que se o negócio estiver instalado em uma aceleradora, incubadora ou em um parque tecnológico, elas estão mais ‘protegidas’ contra a falência, quando comparado com as startups instaladas em escritório próprio, loja ou sala alugada. O motivo para isso seria o suporte apresentado por essas estruturas, não apenas em termos de investimento, como mentorias e treinamentos. 


Seguindo essa lógica, é possível considerar que as startups que participam de processos de aceleração e se envolvem com empresas já consolidadas no mercado também acabam aumentando seu potencial evolutivo. O Vedacit Labs, por exemplo, é um hub que não apenas oferece mentorias às construtechs, como dá aos participantes a oportunidade de passar a integrar o portfólio de soluções da Trutec, empresa que faz a gestão do programa, de forma definitiva. 


Para Diego, que além de comandar a ConstruCode, ocupa hoje o cargo de executivo de desenvolvimento de negócios da Trutec, integrar um ecossistema e conectar-se com ele tecnicamente e como indivíduo doando tempo de qualidade e escuta ativa é essencial para aprender o máximo com outros empreendedores no menor tempo possível. “O maior ativo de uma startup em crescimento é o tempo, principalmente para quem opera com receita recorrente - quando o cronômetro do mercado dispara, cada dia vale muito. Por isso, na Trutec compartilhamos experiências diariamente, boas ou ruins. Isso otimiza o tempo resolvendo problemas e garante que sejamos nós os autores das inovações que poderiam obsoletar nossos próprios negócios”, compartilha.


Além disso, sua função permite que acompanhe de perto a evolução do programa Vedacit Labs e com isso entenda melhor o perfil das startups que conseguem êxito no programa. “Não se trata só de características do negócio como potencial de mercado e escalabilidade. A triagem leva em consideração também track-records, perfil comportamental dos empreendedores através de assessment aplicado aos C-Levels, eficiência comercial, conformidade com a legislação principalmente quanto a LGPD e o interesse do mercado em consumir a oferta de valor da startup de forma integrada com as demais soluções já em operação no nosso ecossistema integrado”, observa.


3. Gestão alinhada


O estudo da Dom Cabral apontou também que a gestão dentro de uma sociedade foi fator de risco para a sobrevivência das startups. A justificativa é que a dificuldade de gerir o negócio frente a outros envolvidos aumenta a possibilidade de descontinuidade do projeto.


Para Tales, esse não foi um problema, porém outro fator relacionado à gestão representou um desafio ao longo do crescimento da Construct IN nos últimos anos. “O meu maior desafio na estruturação da startup foi como formatar a equipe onde todos tenham o mesmo objetivo e crescer o time de maneira exponencial, atingindo os objetivos corretos, sem perder o controle”, conta.


O dilema foi superado ao adotar a metodologia de gestão OKR (Objectives and Key Results), muito utilizada por empresas no Vale do Silício. “Com ela, cada uma das áreas identificam resultados chave que têm um único objetivo. Isso tem me ajudado a superar os desafios”, finaliza.


Se você também busca esse caminho de sucesso fique de olho nas próximas dicas do nosso blog!