blog-banner

Publicado em:

20/10/2022

14 cursos gratuitos para aprimorar sua atuação em gestão, inovação e empreendedorismo

Aumentar a receita, o lucro e ganhar eficiência é o que as empresas precisam, tendo elas um propósito social ou não. Para ajudar a trilhar esse caminho, investir na área de inovação tem se mostrado um grande diferencial, já que o posicionamento agrega valor ao produto e, também, resultado, permitindo aos empreendedores que investem nela, por exemplo, adentrar em novos mercados, gerar novos produtos, ajustar o portfólio ou mesmo mudar alguns processos comuns e entrar de vez na era digital.

No entanto, não basta intenção. É preciso fazer acontecer. Isso significa que além de criar um departamento ou buscar parcerias, as empresas precisam investir na gestão da inovação. Afinal, serão esses gestores os responsáveis por conectar as práticas aos objetivos principais da empresa.

Encontrar profissionais preparados para esse desafio nem sempre é fácil. Especialmente no meio corporativo tradicional, focado em mitigar riscos, ou seja, promover o mínimo de mudanças possíveis ante bons resultados.

Essa realidade prova que mais do que investir na inovação, é preciso investir na mudança de mindset do time. Seja a sua empresa uma startup que já nasceu no berço da inovação ou uma empresa ainda submersa na gestão tradicional mas em busca do desenvolvimento dessa nova “face”, é importante investir na qualificação e mudança do modelo mental, especialmente da alta gestão.

Para tanto, os programas de aceleração podem ser ótimas alternativas para as startups. O Vedacit Labs, programa de aceleração da Trutec, por exemplo, oferece mentoria e acesso a ferramentas que apoiam os empreendedores em seus negócios inovadores.

Mas, se você não é uma startup e quer entrar no universo da inovação, não se preocupe. Há outros caminhos para adquirir esse conhecimento. Selecionamos neste artigo 14 cursos gratuitos para aprimorar a sua atuação em gestão, inovação e empreendedorismo. 

Acompanhe!



1) Administração Financeira - Insper/Coursera


Fornece proficiência básica da linguagem de negócios no que tange às finanças, permitindo que o aluno interprete o que ocorre do ponto de vista financeiro de uma organização a partir da análise de seus demonstrativos e indicadores, além de entender o impacto que suas decisões financeiras têm no negócio.


Público-alvo: aqueles que pretendem iniciar uma transição de carreira, iniciar seu próprio negócio ou se preparar para cursos de pós-graduação na área de administração; podem se inscrever pessoas sem curso superior e sem conhecimento prévio em administração.


Duração: cinco módulos temáticos que totalizam aproximadamente 15h de estudos. 


> Mais informações.



2) Aprender para liderar - PUCRS


O curso é gravado e dividido em três palestras ministradas por renomados especialistas  – Augusto Cury, Leandro Karnal e Flávio Augusto – para desenvolver habilidades como: transformação do conhecimento; adaptabilidade; learnability; método e organização, saúde mental e resiliência. Utiliza a experiência e metodologia da pós-graduação da PUCRS.


Público-alvo: ideal para qualquer pessoa que deseje aprimorar suas habilidades de liderança.


> Mais informações.



3) Bases Conceituais dos Modelos de Gestão - FGV


Destaca a evolução dos modelos de gestão ao longo dos anos na busca da eficácia organizacional, apresentando a inter-relação entre a proposta de um novo negócio para uma empresa e a necessidade de elaboração de um novo modelo de gestão.


Público-alvo: Profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema. É necessário ter 18 anos ou mais.


Duração: 5h


> Mais informações.



4) Business Intelligence (BI) - FIAP


O curso trabalha o conceito de Business Intelligence, processos de tomadas de decisão, modelagem dimensional e ETL, ferramentas de software cuja função é a extração de dados de diversos sistemas, transformação desses dados conforme regras de negócios.


Duração: 40h


> Mais informações.



5) Criação de Startups: Como desenvolver negócios inovadores - USP/Coursera


Curso introdutório sobre criação de startups. Nas aulas teóricas, aborda métodos como Customer Development e Lean Startup. Nas aulas práticas, proporciona a troca de experiências com empreendedores das maiores startups brasileiras.


Ao final do curso, o aluno estará familiarizado com os principais conceitos e metodologias de criação de startups. 


Público-alvo: empreendedores.


Duração: 22h


> Mais informações.



6) Data Science: Machine Learning - Harvard/EdX


O curso possibilita que o aluno aprenda algoritmos populares de aprendizado de máquina, análise de componentes principais e regularização construindo um sistema de recomendação, além de como usar um conjunto de dados para descobrir relacionamentos potencialmente preditivos. Também aprenderá sobre overtraining e técnicas para evitá-lo, como validação cruzada. 


O curso é em inglês e faz parte do Programa de Certificação Profissional em Data Science da Harvard/EdX; sugere como pré-requisito a participação nos módulos anteriores. 


Público-alvo: qualquer pessoa interessada no assunto.


Duração: oito semanas; aproximadamente 24 horas.


> Mais informações.



7)  Empreendedorismo e inovação - Fundação Bradesco


Neste curso são apresentados conceitos importantes sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e identificação de oportunidades, além das principais características de um plano de negócios.


Aborda o conceito e características do empreendedorismo, além da cultura organizacional, inovação e empreendedorismo, além de explorar o desenvolvimento de um plano de negócios e mapa de modelo de negócios.


Público-alvo: iniciante.


Duração: 12h.


> Mais informações.



8) Fundamentos da Gestão de Custos - FGV


Destaca as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a financeira, focando na contabilidade de custos. Além disso, apresenta os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento do estudo, bem como a visão da gestão estratégica de custos sobre o conceito de relevância.


Público-alvo: profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema do curso. É necessário ter 18 anos ou mais. 


Duração: 5h.


> Mais informações.



9) Gestão empresarial integrada - Sebrae


Permite que o aluno compreenda a empresa como organização sistêmica e tome atitudes em busca da eficácia empresarial com foco na gestão integrada. Proporciona ainda uma análise sobre a sociedade e os fundamentos da eficácia empresarial, além de ter condições para perceber a empresa como uma organização sistêmica.


Público-alvo: microempreendedor individual, microempresa, empresa de pequeno porte, artesão, candidato a empresário


Duração: cinco módulos, no total de 15h.


> Mais informações.



10) Inovação - Sebrae


Apresenta os principais conceitos relacionados à inovação, reforçando a importância de criar um ambiente de inovação com a participação de toda a equipe. 

Ao apresentar os tipos de inovação e como eles funcionam para melhorar o rendimento da sua empresa, proporciona uma visão diferenciada ao empreendedor que busca se destacar em meio à competitividade e aumentar a sua lucratividade.


Público-alvo: microempresa, empresa de pequeno porte, artesão.


Duração: 3h.


> Mais informações.



11) Inovação de impacto para Startups - Sebrae


As aulas abordam assuntos como: negócios de impacto, tese de impacto, modelo de negócio de impacto, impacto socioambiental, público, mensuração etc.


Público-alvo: microempresa, empresa de pequeno porte, artesão, candidato a empresário, startups que estejam em busca de conhecimento relacionado à temática.


Duração: 3h.


> Mais informações.



12) Introdução à Gestão de Projetos - Fundação Bradesco


O curso foi elaborado com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais referentes ao gerenciamento de projetos, com destaque para a definição e caracterização do termo “projeto” e da apresentação do ciclo de vida dos projetos e das nove áreas do conhecimento, definidas pelo Project Management Institute (PMI), instituição internacional que se dedica ao estudo e à disseminação dos melhores métodos e técnicas de gerenciamento de projetos.


Público-alvo: iniciante, sem pré-requisitos.


Duração: 10h.


> Mais informações.



13) Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos - FGV


O curso apresenta os fundamentos do Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) como componente do Plano do Projeto, formalizando as regras definidas para identificar, analisar, responder e controlar os riscos do projeto.


Público-alvo: profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre assuntos relacionados ao tema. É necessário ter 18 anos ou mais.


Duração: 5h.


> Mais informações.



14) Planejamento Estratégico para Empreendedores - Endeavor


Neste curso, o aluno entenderá o que é o planejamento estratégico e qual sua utilidade; conhecerá as metodologias e as etapas para elaboração do planejamento; entenderá as competências e os modelos de gestão necessários para execução. Além disso, aprenderá a construir um plano de ações, criar e desdobrar metas, conhecerá os tipos de gestão de metas e indicadores, como o OKR; e entenderá as características e o papel do empreendedor para o sucesso da estratégia.


Público-alvo: empreendedores com dificuldade em definir uma estratégia clara para seu negócio e depois garantir que ela se traduza em execução.


Duração: 3h.


> Mais informações.