blog-banner

Publicado em:

29/08/2022

Trutec: conheça a história e curiosidades sobre os seus ciclos de inovação

Fundada em 2020, a Trutec é o primeiro ecossistema de soluções tecnológicas para transformar a indústria da construção civil do Brasil. Para ela, portanto, se relacionar com startups é essencial. Não por menos, atua hoje com um portfólio de 06 startups provenientes do Vedacit Labs.


Caso você não saiba, o "Labs", como é atualmente conhecido, é um programa de inovação aberta que nasceu na Vedacit, empresa que atua há 85 anos no varejo de construção civil, mas atualmente atua como parte da Trutec que, por sua vez, é uma spin-off da empresa veterana.


O programa que dará início ao sexto ciclo no próximo mês acelera construtechs (startups do ramo de construção), proptechs (do imobiliário) e retailtechs (do varejo) com o foco de elevar  a produtividade no setor e tornar o ciclo de vida de uma edificação mais sustentável.


De acordo com Victor Gimenez, gestor de aceleração da Trutec, o programa atua ativamente na busca das melhores startups, para validar suas soluções e, em seguida, disponibilizá-las ao mercado através de conexões e investimentos.


O programa de aceleração investe em projetos piloto para analisar se, de fato, resolvem problemas reais do mercado e apoia as startups participantes por meio de mentorias e networking. Nesse sentido, participar dos ciclos de aceleração é também valioso para empresas que estão em busca de aumento de escala, investimento, clientes ou mesmo a validação do seu modelo de negócios. 


Ao final do ciclo, as startups aceleradas que apresentam resultados satisfatórios e são convidadas a integrar o portfólio de soluções da Trutec e podem até receber investimentos. “Das 20 empresas que aceleramos, temos investimento em 14 delas e as outras seis fazem parte do nosso portfólio de comercialização”, revela o gestor. 


Para ele, a integração das soluções agrega ainda mais valor do que quando utilizadas individualmente. “Com um ambiente comum de dados, são gerados insights estratégicos. Com a combinação de dados entre diferentes soluções, 1 mais 1 é igual a 3”, observa Gimenez.


Alguns exemplos de passagens bem-sucedidas pelo Vedacit Labs são os das empresas ConstruCode, Construct In, ConstruFlow, HOFF, James Tip, Data Machina, entre outras.


Inscrições para o 6º ciclo já estão abertas


Os temas de cada ciclo são definidos a partir de estudos de mercado – em especial do levantamento de dores reportadas pelos "beta-testers", apelido dado às empresas que participam como parceiras do Vedacit Labs para auxiliarem na validação das soluções ao mesmo tempo que buscam resolver seus maiores desafios. Para o sexto ciclo prestes a começar, os temas em foco são: soluções que auxiliem nos processos de análise e seleção de terrenos por construtoras e incorporadoras; controle de acessos em obras e documentação de colaboradores; soluções tecnológicas inovadoras para construção e incorporação.


O gestor observa que não apenas as startups têm ganhado com o programa de inovação, mas a própria Trutec, que a cada novo ciclo soma aprendizados e consegue, cada vez mais, captar  startups alinhadas ao propósito do programa de forma precisa, aprimorar as metodologias de inovação aberta e atingir de forma assertiva as expectativas dos stakeholders. “Isso contribui para mantermos nossa posição de referência como programa de aceleração no país”, comemora, e finaliza: “Estamos nos consolidando como o maior ecossistema de inovação e tecnologia da construção civil.”


Para esse ciclo, ele reforça que as startups interessadas devem apresentar pelo menos seis fatores imprescindíveis para se inscrever:


  1. Potencial de impacto no setor da construção civil;
  2. Potencial de mercado das soluções;
  3. Sinergia e potencial de integração com outras soluções do portfólio da Trutec;
  4. Tecnologia utilizada;
  5. Maturidade do plano de negócios;
  6. Perfil do(s) empreendedor(es).


Se a sua empresa se encaixa nesse perfil, corra, pois as inscrições se encerram em 1º de setembro. Clique aqui para inscrever o seu case!