blog-banner

Publicado em:

29/09/2022

As 9 tecnologias que estão mudando a construção civil no Brasil

9 tecnologias que estão mudando a construção civil no Brasil


Soluções foram aceleradas pelo Vedacit Labs ao longo de cinco ciclos realizados até o momento


A construção civil é apontada como um dos setores mais atrasados na implementação de novos processos e adesão a tecnologias inovadoras, segundo a consultoria McKinsey & Company, que definiu o segmento como de “baixíssima digitalização nos canteiros de obras e com excessivos métodos artesanais”. Para mudar esse cenário, começaram a surgir as construtechs – startups de construção civil. Graças a elas, nas últimas duas décadas o setor vem passando por grandes transformações tecnológicas.


Segundo o Mapa das Construtechs & Proptechs Brasil 2022, produzido pela Terracota Ventures, em seis anos houve um aumento de 282% no número de construtechs e proptechs – startups do mercado imobiliário – no Brasil, somando 955 ativas. Somente no último ano, houve um avanço de 13.82%. Vale lembrar que só entram no mapa startups brasileiras, que gerem algum valor para a cadeia de construção civil ou imobiliária, com até 150 colaboradores e no máximo 15 anos de fundação.


Juntas, elas buscam a inovação não apenas para os serviços e novas tecnologias para as empresas, mas ferramentas que atendam às principais necessidades do segmento, dentre elas, alternativas para facilitar, acelerar e otimizar a gestão. 


Para atuar ativamente na busca das melhores startups do segmento, validar suas soluções e disponibilizá-las ao mercado através de conexões e investimentos, nasceu, em 2017, o Vedacit Labs, programa de inovação aberta da Vedacit. Em 2020, ele passou a ser gerido pela spin off Trutec, considerada o primeiro ecossistema de soluções tecnológicas para transformar a indústria da construção civil do Brasil. 


Essencialmente, o Vedacit Labs acelera construtechs, proptechs e retailtechs com o objetivo de elevar a produtividade no setor e tornar o ciclo de vida de uma edificação mais sustentável. Ao final de cada ciclo, as startups aceleradas passam por uma avaliação e podem ser convidadas a integrar o portfólio de soluções Trutec. 


Atualmente, cinco startups que já passaram pelo Labs – ConstruCode, Construct IN, Elixir AI, Construflow e James Tip – fazem parte do portfólio. Duas delas foram destaques no TOP 100 OPEN Startups de 2021, sendo as mais cobiçadas do mercado corporativo. 


Integrando o portfólio ou não, o programa Vedacit Labs atua como uma peneira em meio às inúmeras iniciativas do mercado. Atualmente 20 startups já tiveram suas soluções aceleradas pelo programa. Neste artigo, selecionamos as 9 entre as soluções mais inovadoras para te inspirar. Acompanhe!


  1. ConstruCode: plataforma de inteligência integrada de obras que visa a redução de tempo e ganho de produtividade com a atualização automática das revisões de plantas através dos códigos QR, evitando problemas causados devido à projetos defasados.


  1. Construflow: a plataforma entrega benefícios específicos para cada agente da cadeia da construção civil, por meio da integração de fluxos de trabalho e utiliza os algoritmos para fazer a inserção das inconsistências através da padronização de apontamentos. Armazena, analisa e disponibiliza os dados através de dashboards, com ranking, com o intuito de oferecer insights para as equipes de projeto, construção e indústria. 


  1. Construct In: ferramenta que possibilita o acompanhamento remoto de projetos através de imagens em 360º, otimizando o tempo, a comunicação e reduzindo os custos com deslocamento.


  1. Hoff Analytics: utilizando big Data e inteligência artificial, mapeia, minera e qualifica dados de fontes públicas sobre obras e mercado para entregar competitividade e inteligência de dados. 


  1. James Tip: utiliza a inteligência artificial para reduzir estoques e prever intenções de compra em diferentes tipos de varejo, indústria e distribuição de itens de consumo.


  1. Data Machina: promete levar tecnologias de análise de dados combinadas com inteligência artificial para a realidade do dia a dia das empresas com o intuito de aumentar o nível de maturidade dos projetos e gerar resultados e valor para os negócios, para as empresas e para as pessoas.


  1. Lógica-e: startup de soluções de Internet of Things ( IoT) da indústria 4.0 para a construção civil, que integra sensores, hardwares e softwares com uma tecnologia ainda não encontrada no mercado nacional.


  1. Inbuilt: tem como objetivo criar experiências para a construção civil com foco em pessoas. Dentre outras coisas, permite a visualização de empreendimentos em escala real implantados no terreno, ou em escala reduzida na casa. Além disso, projeta em escala 1:1 as instalações da obra, garantindo mais rastreabilidade das informações na obra mais precisas e intuitivas.


  1. MyCond: aplicativo para gestão de condomínios com diversas funcionalidades, que visa tornar o processo de gestão 100% digital.


Gostou? Clique aqui para saber mais sobre a Trutec.