blog-banner

Publicado em:

01/09/2022

Entrevista com Gestores da ArcelorMittal: Colaboração e alto valor agregado

Acreditando na premissa de que as empresas precisam começar a fazer a gestão do seu impacto na sociedade sob os aspectos de geração de riqueza, social e ambiental para prosperar no futuro, a ArcelorMittal - líder em aço no Brasil -  têm se empenhado em entender como o mundo está evoluindo, não só do ponto de vista econômico e de mercado, mas também em termos de tendências sociais e ambientais para garantir o futuro das pessoas e do planeta. 

A inovação na ArcelorMittal não é um capítulo tratado à parte, faz parte da estratégia de negócio. A empresa já atua no desenvolvimento de novos produtos e soluções para implementar melhorias no que já existe. Destaque para o Açolab, que foi o primeiro hub de inovação em aço no mundo, e que chegou ao seu 4º ano de atividades com uma trajetória caracterizada pelo pioneirismo, fortalecimento do ecossistema de startups e por se tornar referência na indústria.  Foi a partir dessa iniciativa que a ArcelorMittal tornou-se uma das mantenedoras do HousingPact. 

Como os projetos na ArcelorMittal são conduzidos de forma colaborativa entre as áreas, logo o projeto se conectou com outros times, que passaram a contribuir com o seu núcleo de conhecimento. “Difundimos o projeto entre outras áreas às quais julgamos que existe uma sinergia com o trabalho social com as comunidades”, explica Letícia Menezes, responsável pela área de conexões com startups no Açolab e uma das entrevistadas nesta matéria.   

Contribuindo com depoimentos que se complementam na missão de desenhar o impacto do projeto HousingPact na organização e trazer uma reflexão sobre a importância dos negócios de impacto nos dias de hoje, ao lado dela nesta entrevista estão os depoimentos de Herik Pires Marques, diretor superintendente da Fundação ArcellorMittal – que busca levar para a área social as melhores práticas de gestão por meio do desenvolvimento de projetos estruturados, com o envolvimento de empregados, gestores, clientes, fornecedores, sociedade civil e poder público -; e Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Construção Civil da ArcelorMittal Aços Longos.


Acompanhe!


O Açolab é um espaço colaborativo, que incentiva o desenvolvimento de soluções inovadoras. Com esse olhar para a inovação, como você vê o ecossistema de empreendedorismo (startups) de impacto?


Letícia Menezes, responsável pela área de conexões com startups no Açolab 


Letícia - O ecossistema das startups de impacto está muito alinhado com o propósito da ArcelorMittal, que é produzir aços inteligentes para as pessoas e para o planeta. Quando estamos alinhados e trabalhando em parceria com empresas, organizações, startups e pessoas que também atuam com essa visão de sustentabilidade para o planeta, juntamos nossos esforços para trabalhar em uma causa em comum. No Açolab, toda a nossa estratégia de inovação passa pelo que chamamos de people centricity, o que significa que a gente sempre busca cultivar e gerar valor nas nossas relações com as pessoas - sejam elas nossos colaboradores, clientes, comunidade onde atuamos ou empresas parceiras. 


Considerando o HousingPact um hub de iniciativas de impacto, como o projeto se difere ou complementa outras ações de inovação praticadas na ArcelorMittal? 


Letícia - Ao mesmo tempo em que a iniciativa complementa, ela se difere de outras ações de inovação por ser um hub de iniciativas e empresas. Esse trabalho em rede é bastante diferenciado quando comparado a outras iniciativas em inovação que temos por aqui. Trata-se de uma iniciativa mais pulverizada e ampla, que conecta diferentes startups e empresas, agregando bastante ao nosso modelo de atuação com a inovação na empresa e na comunidade. 


Ao longo desses anos como mantenedora do HousingPact, quais você diria que são os principais ganhos da empresa com a parceria?


Letícia - Um dos principais ganhos, como mencionei, é justamente a atuação em rede. Mas, claro, há também outros ganhos como: a ampliação do leque de startups a que temos acesso; a oportunidade de, como laboratório de inovação, experimentar algumas soluções inovadoras do aço no  Housingpact; fora o aprendizado de rodar um projeto piloto, com as dificuldades e desafios de um modelo tão ágil como esse. 



Herik Pires Marques, diretor superintendente da Fundação ArcellorMittal


Em que os projetos do HousingPact se diferem na aplicação de dinheiro em uma obra social?


Herik -  Para nós, o trabalho do HousingPact vai além do produto oferecido às comunidades. Mais do que a construção de banheiros sociais, por exemplo, falamos do aprofundamento em demandas sociais que são urgentes, o conhecimento e reconhecimento do território - sempre com muita empatia e cuidado, uma construção coletiva com o olhar da inovação e da sustentabilidade, e a criação de soluções por vezes simples, mas que podem ser desenvolvidas de forma ágil e escalável. 


Qual a importância do alinhamento entre ações socioambientais e o negócio da empresa?


Herik -  O olhar para o impacto social e a sustentabilidade está cada vez mais presente nas organizações, em função do ESG e dos compromissos estabelecidos com as localidades. As empresas integram a sociedade e, por meio dessas ações, têm a oportunidade de desenvolver um importante papel na articulação de players em prol do desenvolvimento das comunidades. 


Qual sua visão sobre empreendedorismo de impacto?


Herik - Acredito que o empreendedorismo de impacto está muito conectado a criar soluções inovadoras para os desafios sociais. Os negócios que se dedicam a entender esses problemas geram uma oportunidade de conectar empresas, organizações sociais e áreas de inovação, em prol da melhoria de problemas sociais. Organizações como o HousingPact buscam entender com profundidade alguma dor social e, a partir daí, criam uma rede para atuar em prol da dificuldade percebida, buscando soluções inovadoras que possam ser desenvolvidas de forma ágil e escalável. Para mim, essa conexão do empreendedorismo de impacto com as organizações contribui para fortalecer o processo de transformação tão importante para as comunidades.


O que significa HousingPact sob a ótica de inovação social?


Herik - Para mim, significa o futuro. Ou, o já presente, se entendermos que as conexões, o trabalho em rede, o mapeamento de demandas sociais, a busca de soluções com diversas empresas e startups, e diversidade de pensamentos e atuação é o que a sociedade já tem demandado das empresas e organizações. Trata-se de um trabalho que vai além do que elas fazem e causa um impacto real, que tem o retorno sobre investimento medido, ajustando as propostas e fazendo uma transformação social a ponto de gerar conhecimento de território para as empresas e transformação social. 



Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos – Construção Civil da ArcelorMittal Aços Longos.


Por que um executivo comercial se envolve com uma iniciativa como a do HounginPact?


Antônio - Por ser uma área técnica de inovação e desenvolvimento para a construção civil, fomos conectados com o objetivo de desenvolver soluções para os projetos ligados ao HousingPact, com foco no papel do aço para alavancar a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Em resumo, a missão é colaborar ativamente através dos desenvolvimentos de produtos, serviços e soluções em aço, interagindo com o HousingPact e definindo as ações conectadas com o setor da construção civil.

 

Impacto é parte do negócio ou só é importante se trouxer dinheiro novo?


Antonio - Os valores da ArcelorMittal estão fundamentados na sustentabilidade, qualidade, liderança e segurança. Somado a esses valores, o nosso olhar para o futuro está orientado pelo propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeja. O DNA de negócios de impacto social fortalece a visão de futuro da empresa com foco na transformação, papel na sociedade e na construção do amanhã. Muitas vezes, a inovação aberta que faz parte deste processo, fortalece a sustentabilidade através de ações concretas com impactos socioambientais positivos, incluindo os econômicos e demais resultados que são alcançados de diversas formas alinhados com a visão estratégica.

 

No que uma iniciativa como o HousingPact é importante para o resultado da ArcelorMittal, no curto prazo e no longo prazo?


Antônio - Aqui, vale destacar novamente que o propósito da ArcelorMittal é produzir aços inteligentes para as pessoas e o planeta conversa plenamente com o propósito do HousingPact. Com essa aliança, podemos efetivamente atuar de forma colaborativa através de um ecossistema de inovação que busca desenvolver e fomentar startups, empresas, produtos, serviços e soluções para o segmento de habitação e a população de baixa renda

As iniciativas derivadas do HousingPact estão permeadas em vários pilares estratégicos da empresa, e de forma genuína apoia o escopo do programa através do Açolab, Desenvolvimento de Produtos, Inovação, Fundação, entre outras frentes da organização.  

 

Você considera que iniciativas dessa natureza podem ser um diferencial no mercado? Em que aspecto?


Sem dúvida! As inovações que atuamos juntos estão muito bem definidas com foco nos métodos construtivos inteligentes, materiais inovadores, saneamento, água, energia, melhoria do padrão de moradia e dos espaços públicos. Todas essas células de desenvolvimento potencializam mudanças reais no mercado de forma sustentável, diferenciada e com resultados de curto, médio e longo prazo.

A evolução da qualidade de vida das pessoas, a redução de impactos socioambientais, desenvolvimento de soluções ecoeficientes, industrialização, tecnologia e qualificação profissional, melhoram significativamente o ambiente em questão, além de promover a geração de renda, obtenção de crédito e um posicionamento digno das pessoas na sociedade.